Sunday, December 19, 2010

TRON: Legacy

Em 1982, Disney lançou um filme chamado TRON, que era sobre pessoas digitalizadas (Jeff Bridges, no caso) num mundo virtual, populado por programas e inteligências artificiais. Os programas reverenciam os 'Usuários', e essa crença é tratada como uma religião absurda. O mundo virtual é dominado pelo Master Control Program (MCP), que tenta fazer os programas renunciarem essa crença, e aquele que recusam tem que participar de jogos perigosos, onde o perdedor é 'de-rezzed', que em linguagem virtual significa morto. TRON foi um filme revolucionário pra época, sendo um dos primeiros filmes a usar computação gráfica em larga escala, provando que era viável o uso deste tipo de tecnologia no cinema (como já sabemos hoje). Além disso, ele ganhou status cult instantâneo pelo seu enredo bizarríssimo e original, misturando computação com filosofia com... sei lá, é muito doido. Todos nós já vimos paródias e referências a TRON em filmes e séries, provavelmente sem saber. Então, 28 anos depois lançaram uma sequência, que está em cinemas agorinha e que eu vi anteontem: TRON - Legacy.



Ok, vou pausar um instante pra tentar controlar meu fanboy interior. Vi o teaser desse filme muitos meses atrás, apenas os Light Cycles modernos e uma visão muito rápida do Grid (o mundo virtual), mas lembro claramente que minha cabeça explodiu quando terminou. Nunca esperaria uma sequência pra TRON, nunca. Aí eu fiquei com tanta vontade de assistir que esperar uns 5 meses até lançar foi nada menos do que tortura. Então não preciso nem falar que estava levemente ansioso pra assistir ele. Vou logo falando que não fiquei desapontado.

Então, TRON: Legacy acontece uns 20 anos depois do primeiro, e nosso personagem principal é o filho do Jeff Bridges do primeiro filme, chamado Sam Flynn. O pai dele, Kevin Flynn, desapareceu e ficou ausente todos esses anos (mas nós sabemos onde ele estava, hohoho) então claro que Sam cresceu e virou todo badboyzinho e rebelde sem causa. Claro que ele acaba entrando no Grid e encontrando seu pai, mas não vou contar os detalhes da história. O que importa é o seguinte. Que-efeitos-visuais-do-caralho. Se você é alguém que não curte efeitos visuais assim, vou logo falando que nenhum dos dois TRONs é pra você, por que eles usam os efeitos pra contar a história e pra criar a atmosfera, e isso eles fazem muito bem.

É só eu olhar pro céu digital, soltando raios bizarros, refletido no chão preto cromado infinito que eu fico todo arrepiado. As leis que regem o mundo virtual não tem força nenhuma sem os efeitos pra apoiar, e no Legacy sentimos isso claramente. Os efeitos são simplesmente surrealmente fodas, pena que não pude ver em 3D, deve ser realmente espetacular.

Ah, e a trilha sonora é toda do Daft Punk. A pessoa que teve essa idéia brilhante deveria ganhar um sacão de dinheiro, por que ele foi um gênio. Eles misturam orquestra com eletrônica na medida certa, criando um show visual e auditivo perfeito. Quem vai ver Legacy querendo uma história toda dinâmica e bem-escrita vai se desapontar, por que esse não é o objetivo. Agora, resgatar o mesmo senso de maravilha e olho arregalado FOI, e eu preciso dizer que fazem isso muito bem. Pra mim as 2 horas e pouca do filme voaram, eu tava lá dentro sentindo os efeitos e a música. Saí totalmente satisfeito, e querendo ver de novo, em 3D.

Então resumindo, efeitos e música do caralho + história meio boba e mal escrita = sequência foda de TRON! Ah, e tem Jeff Bridges fazendo dois papéis, não preciso falar mais nada.

Directing: 1
Writing: 1
Music: 2
Cinematography: 1
Fun Factor: 3 (PONTO EXTRAA)

Nota Final: 8, yay. Eu sei que roubei um pouco, mas eu realmente adoro filme que sabe usar a computação pra contar a história, e o bônus da trilha sonora incrível só fecha o pacote. Eu recomendo para todos os fãs de ficção científica, e tentem ver em 3D.

P.S. Eu quero uma roupa daquelas que usam no filme pra mim. Eu nunca ia tirar. Nunca.

P.P.S. Então, vou colocar dois videoszinhos aqui. Um deles é o teaser que fez minha cabeça estourar e o outro é um mini-trailer com uma das músicas do Daft Punk do filme, ficou muito foda.

P.P.P.S. Perdoem-me pelo post meio sem nexo. Não tinha muito pra falar, só queria voltar ao blog mesmo /o/







3 comments:

  1. Assisti ontem o filme e achei DUCA...
    Consegui assistir em 3D e acho que como sempre ele deu uma incrementada no visual do filme.
    Concordo com você, em relaçao ao enredo ele nao tem nada demais, porem visualmente o filme é ESPETACULAR (mesmo tendo apenas tres cores preto, azul e laranja).
    A Trilha Sonora está FODA tambem, e se nao me engano o Daft Punk aparece no filme nao é?

    Cara o Jeff Bridges faz apenas um papel no filme, O Clu foi feito digitalmente. Mas se voce contar que ele deve emprestou sua voz ao Clu, entao sim ele fez dois papeis...


    OBS: Eu QUERO uma moto daquelas.... auhauahuahuah

    ReplyDelete
  2. Pooo cagão, quero muito ver em 3D. Sim, Daft Punk aparece na cena da boate, são eles os dois DJs lá.

    Aí que tá, Jeff Bridges é CLU também. Sabe os filmes do Robert Zemeckis? O Expresso Polar, Beowulf, etc? Pois é, ele faz isso com 'motion capture' dos atores, colocam pontinhos digitais no rosto e eles interpretam os personagens mesmo, aí só 'digitalizam' o rosto deles e animam o corpo e o fundo e tal. Fizeram a mesma coisa no TRON, a mesma técnica pra criar o CLU. Então Jeff faz os dois sim \o\

    ReplyDelete
  3. Cara, estava querendo há muito tempo ler e comentar sobre esse seu post, desde que eu vi a primeria vez esse filme maravilhosamente fantástico!!!
    "Que-efeitos-visuais-do-caralho", é isso aí! É exatamente isso o que descreve os efeitos do filme!

    Sim, o filme em 3D é melhor ainda!!! A primeira vez que eu vi foi aquele choque de efeitos e a trilha sonora! Pqp! Que trilha sonora! PER-FEI-TA! Quando o filme estava rolando, eu já estava pensando que eu queria ter aquelas músicas no computador, fato!
    Realmente, eles misturam música eletrônica com orquestra na medida certa, criando uma atmosfera esplêndida entre as cenas e a música. Eu simplesmente adorei todas as músicas e as cenas que elas completam!

    "Pra mim as 2 horas e pouca do filme voaram, eu tava lá dentro sentindo os efeitos e a música. Saí totalmente satisfeito, e querendo ver de novo"
    COM CERTEZA! E eu fiz isso! Vi duas vezes na mesma semana e na semana seguinte, vi de novo e de novo em 3D!!! E ainda digo: veria de novo!
    Esse filme é bom de qualquer jeito, em 2D ou em 3D!!!

    Poxa, eu gostei do enredo, gostei mesmo. Percebi que eles pegaram duas falas do primeiro filme... E falando no primeiro filme, nem se compara os efeitos visuais... Tudo bem era da época, mas vamos combinar que era tosco, ainda mais as roupinhas com trequinhos laranja!

    Realmente, pra ver esse filme tem que gostar de efeitos digitais, senão nem precisa ver, concordo com você...

    Enfim, esse é um filme foda, com efeitos fodas e música foda!

    Ufa! Falei!

    ReplyDelete