Thursday, October 14, 2010

The 60s - Top 10 CDs

Então, recentemente um amigo me pediu pra fazer lista de meus top 10 álbuns da década de 70 pra cá, pra comparar listas e se divertir e tal. Eu decidi fazer isso e postar aqui no blog, por que não estou com saco pra fazer os posts grandes e importantes que planejava, e também por que não to conseguindo dormir no momento. Então vamos lá, aqui vão meus dez cds preferidos dos anos 60, em ordem crescente. Muitos deles não vão ser surpresa nenhuma pra muitos de vocês, mas enfim.

10 - Led Zeppelin: Led Zeppelin I


Como assim, Led Zeppelin em último lugar? Pois é, tive muita dor no coração de colocar o Zeppelin I tão baixo na lista, mas comparados com os outros é o mais fraco mesmo. Além disso, a banda não tinha atingido seu auge ainda, considero o Zeppelin III e IV geniais, no I ainda estavam se descobrindo. Muito do potencial tava lá, e tem duas das minhas músicas preferidas da banda: Dazed and Confused e Communication Breakdown.

Ano: 1969

1 - Good Times Bad Times
2 - Babe I'm Gonna Leave You
3 - You Shook Me
4 - Dazed And Confused
5 - Your Time Is Gonna Come
6 - Black Mountain Side
7 - Communication Breakdown
8 - I Can't Quit You Baby
9 - How Many More Times

9 - The Beatles: Rubber Soul

Vou me conter muito pra não colocar muitos dos Beatles nessa lista. Só vou botar dois. :B Rubber Soul é um dos meus top 3 deles, eu acho foda do começo até o final e é pra mim o CD de transição do grupo entre a época pop e a época experimental. Revolver que viria depois já é bem mais sofisticado, e Help! que veio antes não preciso nem falar nada né. É Help! cara. Mais popzão Beatlemania impossível. Não vou ficar falando muito dele, afinal, é Beatles. Preferidos: Drive My Car, Norwegian Wood (This Bird Has Flown), Nowhere Man, Think For Yourself, Girl, I'm Looking Through You, If I Needed Someone

Ano: 1965

1 - Drive My Car
2 - Norwegian Wood (This Bird Has Flown)
3 - You Won't See Me
4 - Nowhere Man
5 - Think For Yourself
6 - The Word
7 - Michelle
8 - What Goes On
9 - Girl
10 - I'm Looking Through You
11 - In My Life
12 - Wait
13 - If I Needed Someone
14- Run For Your Life

8 - Deep Purple: Shades of Deep Purple

O primeiro CD do Deep, de 1968, é muito diferente dos outros. É muito mais psicodélico e progressivão, ainda não tinha a influência hard que marcaria seus outros álbuns. Mesmo achando um dos mais fracos deles, eu vou colocar aqui por ter duas das melhores músicas no MUNDO pra mim: Hush, Mandrake Root e além deles, um cover foda do Help. =D

Ano: 1968

1 - And The Address
2 - Hush
3 - One More Rainy Day
4 - Prelude: Happiness
5 - Mandrake Root
6 - Help
7 - Love Help Me
8 - Hey Joe

7 - Yes: Yes

Outro primeiro CD, de uma das minhas bandas preferidas. O álbum Yes brotou e foi um dos primeiros CDs de rock progressivo, já plantando o estilo da banda por muitos anos a seguir. Ainda faltavam uns 3 anos pra virarem uma das melhores bandas de rock progressivo na história, mas nessa época eles já mostraram que tavam no caminho. Melhores: Beyond And Before, Yesterday And Today, Looking Around, Sweetness. Tem outro cover do Beatles também: Every Little Thing.

Ano: 1969

1 - Beyond And Before
2 - I See You
3 - Yesterday And Today
4 - Looking Around
5 - Harold Land
6 - Every Little Thing
7 - Sweetness
8 - Survival

6 - The Who: The Who Sell Out

Um dos primeiros CDs que ganhei de rock, eu passei longos anos sem nem tocar nele por causa da capa. Na boa, que capa bosta. Nunca imaginava que seria um cd PUTA FODÃO. Aí depois de ouvir, passei alguns anos achando que era uma coletânea, por causa do estilão bizarro dele, além de todas as músicas serem boas assim. Pra quem não sabe, Sell Out tem várias vinhetinhas zoando comerciais de rádio. Na verdade o CD é feito pra você se sentir como se estivesse ouvindo uma estação de rádio que só toca The Who. Deu certo, é impossível pra mim não entrar na onda brincalhona deles quando eu ouço. Melhores: Mary Anne With the Shaky Hand, Tattoo, I Can See For Miles, Silas Stingy, Melancholia, Early Morning Cold Taxi.

Ano: 1967

1 - Armenia City In The Sky
2 - Heinz Baked Beans
3 - Mary Anne With The Shaky Hand
4 - Odorono
5 - Tattoo
6 - Our Love Was
7 - I Can See For Miles
8 - I Can't Reach You
9 - Medac
10 - Relax
11 - Silas Stingy
12 - Sunrise
13 - Rael 1
14 - Rael 2
15 - Glittering Girl
16 - Melancholia
17 - Someone's Coming
18 - Jaguar
19 - Early Morning Cold Taxi
20 - Hall of the Mountain King
21 - Girl's Eyes
22 - Mary Anne With The Shaky Hand (Alternate)
23 - Glow Girl

5 - Pink Floyd: The Piper At The Gates Of Dawn

Meu Deus do céu, que nome fantástico para um CD, especialmente seu PRIMEIRO CD. Além de acertarem no nome, acertaram nas músicas. Tem várias boas, e ainda não tinham entrado na onda 'oh vamos ser ridiculamente progressivos por alguns CDs', uma fase que eu acho puta irritante. Aqui eles tinham músicas curtas, divertidas, que também eram progressivas, and that's all there is to it. Melhores: Astronomy Domine, Flaming, Pow R. Toc H., Bike.

Ano: 1967

1 - Astronomy Domine
2 - Lucifer Sam
3 - Matilda Mother
4 - Flaming
5 - Pow R. Toc H.
6 - Take Up Thy Stethoscope And Walk
7 - Interstellar Overdrive
8 - The Gnome
9 - Chapter 24
10 - Scarecrow
11 - Bike

4 - The Doors: The Doors

O único CD deles que eu conheço, yaaay! Considerando quanto eu gosto dele, eu deveria mesmo procurar mais, mas preguiça é foda. Entao, The Doors é um CD muito bizarro, mas também surpreendentemente divertido. Jim Morrison não é um cantor genial, mas a voz dele combina demais com o estilão meio drogado das músicas. O pior é que falar que as músicas tem um 'estilo' me faz sentir meio mal, por que cada música parece ter um estilo próprio. Break On Through (To The Other Side) e Soul Kitchen por exemplo, parecem ser de duas bandas diferentes, e são as primeiras duas do CD. Alabama Song (Whisky Bar) é completamente zoada e Light My Fire é uma obra-prima do rock clássico, e também são duas músicas seguidas. É um CD que não faz muito sentido, mas é fortalecido por isso, e MUITO. Melhores: Break On Through, Soul Kitchen, Light My Fire, Take It As It Comes, The End.

Ano: 1967

1 - Break On Through (To The Other Side)
2 - Soul Kitchen
3 - The Crystal Ship
4 - Twentieth Century Fox
5 - Alabama Song (Whisky Bar)
6 - Light My Fire
7 - Back Door Man
8 - I Looked At You
9 - End Of The Night
10 - Take It As It Comes
11 - The End

3 - Jethro Tull: Stand Up


Tam tam taaaam, já chegamos no top 3. Stand Up foi o segundo CD do Jethro Tull, e é um dos CDs mais bonitos que eu conheço. Todo mundo deveria ouvir ele. Se você não curte rock, baixa Stand Up que você vai gostar. É bonito de uma forma que não sei descrever. Não é pesado, as músicas são calmas e divertidas, tem o Ian Anderson detonando na flauta, e tem Bourée. Need I say more? Stand Up é pra mim o melhor CD da banda e entra facilmente nos top 3 da década. Melhores: A New Day Yesterday, Bourée, Nothing Is Easy, Fat Man, Reasons For Waiting.

Ano: 1969

1 - A New Day Yesterday
2 - Jeffrey Goes To Leicester Square
3 - Bourée
4 - Back To The Family
5 - Look Into The Sun
6 - Nothing Is Easy
7 - Fat Man
8 - We Used To Know
9 - Reasons For Waiting
10 - For a Thousand Mothers

2 - The Beatles: Abbey Road

Meu CD preferido dos Beatles. Abbey Road é o penúltimo álbum de estúdio dos Fab Four, praticamente SÓ TEM MÚSICA FODA e e e... sei lá. Não sei o que falar, sério. Ele é foda e pronto, ouviria Abbey Road qualquer hora em qualquer lugar, e cantava várias das músicas muito empolgado com qualquer um que quisesse cantar comigo. É simplesmente um CD fantástico. Melhores: Todas?

Ano: 1969

1 - Come Together
2 - Something
3 - Maxwell's Silver Hammer
4 - Oh! Darling
5 - Octopus' Garden
6 - I Want You (She's So Heavy)
7 - Here Comes The Sun
8 - Because
9 - You Never Give Me Your Money
10 - Sun King
11 - Mean Mr. Mustard
12 - Polythene Pam
13 - She Came In Through The Bathroom Window
14 - Golden Slumbers
15 - Carry That Weight
16 - The End
17 - Her Majesty

1 - The Who: Tommy

Isso pode estar irritando algumas pessoas. Surpreendendo está com certeza. Não falo muito sobre esse CD, mas é um dos meus preferidos, por várias razões. Eu amo CD temático, adoro álbum com uma história que liga todas as músicas. Adoro ouvir e seguir a evolução dos personagens, me dá vontade de ouvir o CD todo de uma vez só, e eu acho isso muito importante. Um CD que só é marcante pra mim por causa de algumas músicas me faz querer só ouvir aquelas músicas no futuro, Tommy é um dos poucos CDs que me faz querer ouvir ele todo SEMPRE por que todas as músicas são bem-escritas, bem-tocadas e contam uma história que é tão foda quanto original. A obra-prima da banda, um dos meus CDs preferidos de todos os tempos e fácil o melhor CD dos anos 60, em minha honesta opinião.

Ano: 1969

1 - Overture
2 - It's A Boy
3 - 1921
4 - Amazing Journey
5 - Sparks
6 - Eyesight To The Blind
7 - Christmas
8 - Cousin Kevin
9 - The Acid Queen
10 - Underture
11 - Do You Think It's All Right
12 - Fiddle About
13 - Pinball Wizard
14 - There's A Doctor
15 - Go To The Mirror
16 - Tommy Can You Hear Me
17 - Smash The Mirror
18 - Sensation
19 - Miracle Cure
20 - Sally Simpson
21 - I'm Free
22 - Welcome
23 - Tommy's Holiday Camp
24 - We're Not Gonna Take It

----------------------------------------------------

Então é isso aí.
Se eu tiver saco (e se existir interesse) eu coloco listas das outras décadas também. Espero que vocês gostem desse insight no meu gosto musical /o/

Ah, e eu só notei agora que tipo 5 dos top 10 vieram de 1969. Que ano foda, mano! Então, até a próxima. =D

No comments:

Post a Comment