Sunday, October 3, 2010

The Last Airbender

Na boa, que filme merda. Como um dos meus diretores PREFERIDOS, M. Night Shyamalan, conseguiu pegar uma das melhores séries de ação/comédia dos últimos 10 anos e transformar nessa BOSTA e algo que eu nunca vou entender. Eu to com tanta raiva desse filme, que eu to escrevendo isso enquanto assisto o filme. Ele tá tão RUIM que eu nem quero esperar ele terminar pra começar a escrever isso. Então, se meu texto explodir com xingamentos é por que aconteceu algo RIDÍCULO E ESCROTO no filme.


Então, pra quem não sabe, The Last Airbender é baseado numa série animada da Nickelodeon, chamada Avatar: The Last Airbender. Originalmente o filme ia se chamar Avatar também, mas acho que todos nós saemos por que que isso não rolou. A série se passa num mundo fictício, onde a população mundial é dividida em quatro reinos: O Reino da Terra, A Nação do Fogo, os Monges do Ar e os Tribos da Água. Em cada reino existem pessoas que podem manipular elementos, mas todos manipulam apenas UM. Fogo, terra, água ou ar, dependendo de que reino você pertence. Aí entra o Avatar, um ser ultra-poderoso que pode manipular os quatro elementos. Ele mantém a paz no mundo, e evita que os quatro reinos entrem em conflito. Assim como o Dalai Lama, quando um Avatar morre, ele é reincarnado, e o ciclo se repete.

Então. Um dia, o Avatar some. Fudeu. A Nação do Fogo, sempre com fome de conquista, começa uma guerra mundial contra os outros reinos. 100 anos se passam, e os foguentos estão perto de vencer. Um dia qualquer, dois adolescentes da Tribo de Ar do Sul encontram um menino, um dobrador de Ar. O último dobrador de Ar. O Avatar. Mas aí tem um problema: ele é um menino, e só sabe dobrar Ar, e mais nenhum elemento. Ele e os dois adolescentes terão que fazer uma jornada pelo mundo, onde o Avatar (chamado Aang) terá que aprender como dobrar os outros elementos. Enquanto isso, o filho do Lorde do Fogo tenta captura-lo para recuperar o respeito e amor de seu pai. O filme tem essa mesma história, mas PORRA, é incrível como Shyamalan FALHOU em TODOS OS SENTIDOS.

Vou falar aqui que a série animada é muito boa. Eu adoro ela, baixei todos os episódios e gravei em DVD pra poder ver sempre que quisesse. É bem animada, engraçada, excelente história e ação. Tem um charme que eu não vejo há muito tempo num desenho. O filme falha em TUDO. Não é engraçado, mas a seriedade forçada dele aliena os fãs da série e fazem quem não conhecia a série achar que a série é ruim, pelo filme ser tão ruim. Eu não dou a MÍNIMA pros personagens no filme, todos eles são chatos, mal-interpretados e tem diálogo tão ruim que um mendigo de rua BÊBADO ANALFABETO poderia escrever melhor. Cada vez mais eu penso que a ÚNICA coisa que vale a pena no filme são os efeitos, quando as pessoas dobram os elementos e tal. Isso é legalzinho, mas não carrega o filme todo.

No fundo, esse filme é irritante mais do que qualquer outra coisa, especialmente para fãs. Shyamalan tentou condensar 25 episódios de meia hora num filme de uma hora e meia. Tudo fica corrido, nada fica explicado, a amizade dos adolescentes (Sokka e Katara) com Aang nunca é explicada, nós não temos tempo pra simpatizar com eles e com sua missão. Os únicos dois que fazem um bom trabalho são Zuko, o filho do Lorde do Fogo (interpretado pelo excelente Dev Patel, que fez Quem Quer Ser Um Milionário) e seu tio, Iroh (interpretado por Shaun Toub, que esteve em Crash e Iron Man, entre outros). Eles são os ÚNICOS no filme que me convencem de alguma forma.

Não vou ficar falando muito sobre esse filme, por que eu só vou ficar xingando ele. O que importa é que os personagens são RIDICULAMENTE mal interpretados e escrito, e isso mata o filme logo nos primeiros 5 minutos. Aang é interpretado por Noah Ringer (quem?), Katara é interpretada por Nicola Peltz (quem?²) e Sokka, um dos melhores e mais engraçados personagens no desenho, é DESTRUÍDO por Jackson Rathbone, que atuou em nada mais do que Crepúsculo. Excelente currículo o desse aí. Esses três não tem inflecção nenhuma na voz, eles falam e eu CAGO pra eles. Esse é de longe o pior erro que poderiam ter feito com o filme. A história da série depende dos personagens principais, da ligação que eles tem, e no filme eu não sinto nem um PENTELHO dessa ligação, dessa amizade.

Por que fazer um filme disso, cara? Transformar qualquer série de TV pra filme é um erro, só dá certo (e olha lá) se você tratar o filme como um episódio extendido da série, e não como A SÉRIE TODA. Claro que ia ficar uma merda corrida e sem desenvolvimento. Que RAIVA desse filme e de como ele comeu uma das minhas séries preferidas na bunda. Shyamalan, você faz melhor, porra.

Directing: 1
Writing: 0
Music: 0
Cinematography: 1
Fun Factor: 1

Nota final: Uma maravilha dum TRES. Não quero ver esse filme de novo pro resto da minha vida. Prefiro colocar um episódio aleatório da série que vai ser BILHÕES de vezes melhor. Até o pior episódio da série faz esse filme parecer uma peça de criança de 5 anos. Que nojo desse filme e desses atores (menos Dev Patel e Shaun Toub). Imagina pagar pra ver no cinema! Ia ser o FIM.

Fãs da série, RUN AWAY!

P.S. No finalzinho ele melhora UM POUCO. Temos um pouco mais de ação e efeitos legais, aí fica até divertidinho. Mas pena que não temos muito disso.




3 comments:

  1. Que bom que eu não vi então, e nem tive vontade de ver!
    Mas relaxa, filmes melhores virão Hahaha

    ReplyDelete
  2. Que bom que ainda nao assisti esse filme... hehehe xD

    Apenas imagino o que voce teria escrito sobre o filme do DragonBall se na época você tivesse esse blog...
    DragonBall Evolution, esse sim foi um chute no saco dos fãs...

    ReplyDelete
  3. Eu entendo a crítica, mas provavelmente a tentativa do Shymalan foi fazer um filme não só pros fãs da série. Não muda o fato do filme ser possivelmente uma merda, mas ainda assim, teu review é muito parcial justamente por 90% ser comparando com a série orignal.

    E o Shymalan só faz merda há muito tempo.

    ReplyDelete