Saturday, September 11, 2010

Mary & Max

Austrália, 1976. Na pequena cidade de Mount Waverley mora uma menina de 8 anos, chamada Mary Dinkle. Seus olhos são da cor de poças de lama e sua marca de nascença tem cor de cocô. Assim somos introduzidos a Mary, um dos personagens principais desse filme maravilhoso: Mary & Max: Uma Amizade Diferente. Aposto que a maioria de vocês nunca nem ouviu falar desse filme. Como o título sugere, é sobre uma amizade entre duas pessoas que a princípio não se conhecem, moram milhares de quilômetros um do outro e tem uma diferença de idade de 36 anos. Isso não os impede de virarem amigos pro resto da vida. Eu não consigo imaginar um filme com uma premissa mais bonita do que essa, e poucas vezes me surpreendi mais num filme animado. Então vamos dar uma olhada. =D



Mary Dinkle (Toni Collete) é uma menina solitária e inocente. O pai dela trabalha numa fábrica, montando saco de chá. Por isso ele pode pegar quanto chá ele quiser e levar pra casa. O chá preferido da Mary é Earl Grey, tanto que ela quer se casar com alguém chamado Earl Grey quando crescer. Ela quer viver com seu marido na Escócia, morando num castelo com ovelhas, dois patos e um cachorro chamado Kevin. Mary & Max é cheio de passagem desse tipo, todos dando um insight pros
dois personagens principais.

Já falei sobre a Mary, mas também temos Max Jerr
y Horowitz (irreconhecível Phillip Seymour Hoffman), um ateu obeso de 44 anos, que mora em New York e sofre da Doença de Aspberger. Ele tem duas televisões, uma grande e uma pequena. A grande não tem imagem mas tem som, e a pequena tem imagem mas não tem som. Ele tem sérios problemas em ter relações sociais, mesmo das mas simples, como conversar com pessoas. Ele não tem amigos, nunca teve namorada e vive uma vida infeliz, tanto que sempre que o filme troca pro ponto de vista dele, New York é preta e branca. A vida de Max não tem cores, até Mary mandar uma carta para ele. Por que ela manda essa carta? Ela tá entediada num sábado e decide mandar uma carta aleatória para alguém aleatório. Assim, os dois viram amigos, e passam a mandar cartas um pro outro.

O filme todo é composto das cartas de Mary e Max. Pelas cartas nós vemos as semelhanças entre eles, que são muito mais fortes do que suas diferenças. Os dois não tem amigos. Os dois tem vidas cheias de problemas, mas cada um é inocente de seu jeito, os impedindo de entender isso ou entender como mudar. O pai da Mary quase não vive em casa, e sua mãe é uma alcóolatra que furta itens do supermercado. Mary não sabe o que são essas coisas, e se convence que sua mãe apenas 'prova' o vinho e que 'pega emprestado' as compras. Enquanto isso, Max vive sozinho e tem problemas em entender si
tuações sociais, fazendo ele ser um recluso. Pessoas 'normais' o confundem, e ele não sabe o que é amor, ou nem o que são relações amorosas. Ele também não entende por que pessoas não seguem leis, por que jogam lixo na rua. Sua inocência é diferente da inocência da Mary, mas os dois não fazem mal a ninguém e são vítimas da sociedade agressiva de onde vivem, e além disso, são fãs do mesmo programa de tv: Os Noblets.

Por que eles gostam desse programa? Bem, Mar
y adora por que todos os Noblets são marrons (como a marca de nascença dela), vivem em bules de chá (ela ama chá) e todos tem amigos, o que ela mais quer no mundo. Max adora por que eles vivem em uma estrutura social delineada e articulada, com uma constante conformidade partidária, e todos tem amigos, o que ele mais quer no mundo.


As cartas dos dois m
uitas vezes não faz sentido. Falam sobre qualquer coisa que surge à mente, e muitas vezes os monólogos são interrompidos por perguntas aleatórias, como "você já foi atacada por um corvo ou outro pássaro grande?", ou "Você gosta da palavra cumquat? Qual é sua palavra preferida?". São cartas que não servem nenhum propósito maior, não são prepotentes e não fingem ser nada além de simples cartas entre duas pessoas que só querem um amigo, e encontraram um, contra todas as probabilidades.

Essa amizade muda a vida dos dois. Cada um manda objetos pro outro junto com as cartas, como chocolates, fotos, etc. Um dia Mary manda um chapéu vermelho pro Ma
x. Ele imediatamente coloca na cabeça, e o chapéu vermelho é a única coisa colorida em sua vida. O resto é preto e branco. Pouco a pouco a as cartas viram a coisa mais importante na vida na vida de Mary e Max. Eu não vou contar como as cartas mudam os dois, e nem que rumo a história leva nos 22 anos que conta. Vejam e descubram, vale MUITO a pena.

Mary & Max é uma animação feita com massinha. Sabe "A Fuga das Galinhas"? É, tipo isso, mas onde Fuga era uma comédia, Mary & Max é ao mesmo tempo uma história de tragédia, felicidade, tristeza e esperança. O filme trata de temas muito dark, como suicídio, bullying,
exílio social e emocional, fragilidade mental, ataques de ansiedade, alcoolismo. Não se iludam que esse é um filme para criança só por que é uma animação, por que não é. No final eu não sabia o que exatamente eu tinha que sentir, se era tristeza ou felicidade, por que o filme dá abertura pros dois, e isso é incrível. É um filme que quase me fez chorar. É bonito além do meu poder de descrever.

Não sei nem o que falar, na verdade, então vou fechar com um pedido sincero para que vocês vejam esse filme, imediatamente.

Directing: 2
Writing: 2
Music: 2
Cinematography: 2
Fun Factor: 2

Nota Final: 10. Vejam, agora. É um filme que não recebeu muita atenção aqui no Brasil, mas acreditem em mim quando eu falar que mereceu. Se não conseguirem encontrar, eu tenho aqui no PC e empresto pra quem quiser. Ou melhor, venham pra cá assistir comigo.

Vejam o trailer pelo menos.


"I find humans interesting, but I have trouble understanding them. I think however, that I will understand and trust you." - Max Jerry Horowitz para Mary Dinkle









4 comments:

  1. eu vi. eu chorei.
    é encontrável em qualquer locadora, eu aluguei na Cahu :D
    adorei também, mas sei lá, na minha opnião faltou algo para merecer meu nota 10.
    Anyway, o filme realmente é tudo que voce falou.
    beijinhos, amo voce

    ReplyDelete
  2. Opa verei o filme sim...
    vou só deixar passar essa semana, que to meio tenso com calculo. Ai logo logo assisto e comento o que achei...

    ReplyDelete
  3. Assisti! ^^
    Adorei o que escreveu sobre Mary and Max.
    Ele me deixou interessada do início ao fim. Realmente há uma mistura de temas "muito dark" que a primeira vista não deveriam estar em algo tão fofo. Mas é isso que torna o filme tão bom, com todos aqueles personagens tão simples e tão cheios de conteúdo.

    Dá até pra se perder no meio de tanta mensagem instigante sobre as pessoas e sobre esse nosso sistema.

    Além do mais tem a música, o cenário,... enfim, todo o clima do filme que é uma delícia.
    Recomendo! =)

    Abraços

    ReplyDelete
  4. Ah, pra quem gostou de Mary and Max eu recomendo tbem um curta animado do mesmo escritor e diretor do filme Adam Elliot.
    O nome é "Harvie Krumpet". Eu gostei muito tbem.
    É fácil de encontrar. No youtube, por exemplo:
    http://www.youtube.com/watch?v=CSJVl24LRtk (1/2)

    ;**

    ReplyDelete