Sunday, August 29, 2010

The Expendables

Sylvester Stallone tem uma história interessante. No final dos anos 60, ele era um ator fracassado, que foi expulso de seu apartamento. Ele vivia na rua (literalmente) e por desespero aceitou um papel no filme pornô soft-core (leia-se sem nada legal aparecendo), sendo pago 200 dólares por dois dias de trabalho. Nos anos seguintes, teve papéis inconsequentes, mas conseguia viver. Aí, em 1976, após assistir a uma luta de boxe Muhammad Ali e Chuck Wepner, ele escreveu um roteiro que mudaria sua vida: ROCKY. Do nada Stallone teve fama mundial, chegando a ser chamado do 'novo Marlon Brando'. Claro que hoje nós rimos disso, mas na época fazia sentido. Stallone está excelente em Rocky por que ele escreveu o papel do Rocky pensando em si mesmo (na verdade, ele teve dificuldade em vender o roteiro por que ele insistia que ele tinha que ter o papel principal) e claro que ele teve facilidade em interpretar. Rapidinho ele foi criando sua imagem de macho-man dos filmes de ação, criando a fama que ele tem hoje, que todos nós adoramos.

Claro que ele não era o único ator a fazer filme assim. Nos anos 70 e 80, filmes de ação meia-boca eram lançados aos montes, cada um com um machão diferente matando todo mundo e mostrando os peitos malhados. Homens como Arnold Schwarzenegger, Dolph Lun
dgren, Chuck Norris, Burt Reynolds, Steven Seagal, Jet Li, Jean-Claude Van Damme, enfim. Claro que nos anos 90 a coisa continuou, mesmo se o ritmo diminuiu um pouco, com atores mais novos, como Jason Statham. Sylvester continuou suas franquias, com Rocky Balboa e Rambo IV, para alegria dos seus fãs. Agora, ele decidiu botar pra fuder com THE EXPENDABLES.



Qual é a idéia atrás dos Expendables? Simples, po. Juntar todos os atores fodões que já existiram e colocar junto num festival de testosterona e explosões. Chamou Jason Statham, Jet Li, Dolph Lundgren, Randy Couture, Steve Austin, Terry Crews, Mickey Rourke, Bruce Willis e Aaaahnold. Colocar essa quantidade de maluco foda junto não pode dar errado, certo? CERTO! Se você gosta de filme de ação sem sentido e explosões fantásticas, cara, esse é seu filme. Mal-escrito mas divertido p
ra cassete. Pena que ele demora pra ficar divertido, mas enfim, isso é perdoável.

Então, qual é a suposta história desse filme? Sylvester Stallone é Barney Ross (os nomes dos caras da equipe são geniais), líder de um grupo de mercenários chamado The Expendables. Sua equipe é composta de Lee Christmas (Jason Statham); Yin Yang (Jet Li); Toll Road (Randy Couture); Gunnar Jensen (Dolph Lundgren) e Hale Caesar (Terry Crews). Eles vendem seus serviços como bad-asses para qualquer um que possa pagar. Numa missão, Gunnar perde a cabeça e é expulso da equipe. Aí, Barney vai conversar com seu bom amigo e ex-mercenário Tool, interpretado por ninguém menos que Mickey Rourke (que é FODA PRA CARALHO), e Tool fala que ele tem uma possível missão para os Expendables, só que ela não vai ser fácil. Barney aceita dar uma olhada.

Então, ele vai conversar com seu contato, Mr. Church (Bruce
Willis, yay!). Mr. Church quer que os mercenários invadem uma ilha aleatória na América do Sul, e matem o general malucão que tá tomando conta de tudo. Algum problema? Sim, o general tem uns 200 soldados, e The Expendables tem 4 homens e meio; e outro grupo de mercenários também quer o emprego. Quem é o líder desse outro grupo? Arnold! Aí temos uma cena bem divertida e engraçada, cheia de frases com duplos significados. Não vou falar muito sobre ela. O que importa é que Os Expendables aceitam a missão, mas ela vai acabar sendo bem mais difícil do que imaginavam, claro.

Também não vou contar a história do filme, ler sinopse em blog é chato. Então, vou falar sobre os atores (?) que aparecem no filme, e a trajetória de fodão de cada um.
Sylvester vocês já sabem, então vou falar primeiro sobre Jason Statham. Jason é um ator e lutador de artes marciais inglês, conhecido por aparecer em filmes fodalhosos de Guy Ritchie, como Lock, Stock & Two Smoking Barrels (Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes) e Snatch (Snatch - Porcos e Diamantes). Ele criou sua imagem de fodão na série Transporter (Carga Explosiva), que apesar de não ser lá essas coisas, é divertida no sentido de ação sem inteligência. Além disso, ele é conhecido por fazer todas as suas cenas de ação e tal, e isso é sempre legal.
Jet Li todos nós conhecemos. Fez inúmeros filmes chineses antes de aparecer em Hollywood, mas já apareceu fazendo um filme de ação, como o vilão de Lethal Weapon 4 (Máquina Mortífera 4) . Aí ele foi fazendo filmes de ação desse tipo, como Romeo Must Die (Romeu Tem Que Morrer) e The Mummy: Tomb of the Dragon Emperor (A Múmia: Tumba do Imperador Dragão). Além disso, fez vários filmes wuxia, meu preferido sendo Yingxióng (Herói).

Randy Couture é mais desconhecido. Ele é lutador da UFC, e já venceu vários títulos. Hoje em dia ele está aparecendo cada vez mais em filmes de ação, fazendo o mesmo papel, praticamente. O que importa é que o maluco sabe lutar, e ele está bem divertido no Expendables.
Dolph Lundgren é um dos nomes que é sinônimo de filme de ação. Após seu primeiro papel grande como Ivan Drago em Rocky IV, ele atuou em mais de 40 filmes de ação. É, esse cara sabe porrar.
Terry Crews. O que falar sobre esse cara. Ex-linebacker da NFL, hoje em dia é um ator que faz principalmente papéis engraçados, e o bizarro é que ele REALMENTE é engraçado. Ele interpreta o pai do Chris Rock na série Everybody Hates Chris, e viu sua fama explodir ao fazer comerciais da Old Spice, que fizeram sucesso estrondoso no youtube. Vou deixar link no final desse post para todos verem. Mas, ele é grande e forte pra cassete, então é claro que ele tinha que aparecer no Expendables, e claro que o personagem dele tinha que ser engraçado.

Mickey Rourke é um dos meus atores preferidos. Nos anos 80, fez vários filmes, sempre com o papel do cara fodão. Mas, mesmo sendo esse cara fodão, ele dava profundidade aos personagens, sempre roubando atenção da cena onde ele aparecia. Filmes como Rumble Fish (O Selvagem da Motocicleta) e Angel Heart (Coração Satânico) são fodas principalmente por causa dele. Aí do nada ele parou de atuar e virou boxeador (wtf) e só voltou à cena mainstream com Sin City (Sin City - A Cidade do Pecado) em 2005, irreconhecível como Marv. Recentemente, apareceu em Iron Man 2 (Homem de Ferro 2) como o sensacional vilão Whiplash.

"Stone Cold" Steve Austin é um ex-lutador que hoje em dia atua em filmes de ação estúpidos. Ele é vilão no Expendables, e felizmente seu papel expõe o que ele faz de melhor: ficar parado com cara feia, e depois sair metendo porrada. Seu filme mais conhecido no Brasil é The Condemned (Os Condenados).
Bruce Willis é um dos atores americanos mais conhecidos. Não vou falar tudo sobre a carreira dele, mas vou apontar por que ele é fodão pra caralho: DIE HARD! Só pelo primeiro Die Hard ele já merecia aparecer no Expendables, mas aí ele foi e fez mais três.

Arnold Schwarzenegger é e sempre será um ícone americano, mesmo ele sendo da Áustria. Venceu o título de Mr. Universo aos 22 e venceu Mr. Olympia SETE vezes. Após sua carreira como bodybuilder, ele virou ator, aparecendo em filmes de ação durante toda a década de 80. Filmes como Conan, The Terminator, Commando, Predator... ele não é nenhum estranho aos film
es de ação. Pena que começando em 1990, ele começou a fazer filmes BABACAS de comédia. Felizmente, ele continuou fazendo filmes de ação, só que em ritmo desacelerado. Fez True Lies com James Cameron em 1994 e End of Days em 1999. Aí, AÍ, ele foi eleito Governador da Califórnia em 2003. Como? Não sei, cara! Só sei que isso gerou o melhor apelido ever: The GOVERNATOR.

Então, chega né? Needless to say, esse filme tem uma cassetada de homem fodão fazendo o que fazem melhor: serem fodões. Pena que não conseguiram fazer Van-Damme, Chuck Norris ou Steven Seagal darem uma aparecida, mas já estão planejando uma sequência, então ainda existe a possibilidade.



Rourke e Statham sendo fodas


É um filme divertido, e bom no sentido de ação, mas no sentido de filme mesmo é bem ruinzinho. Não é bem escrito, claro, mas bem que podiam ter melhorado as piadas um pouco. Algumas são simplesmente dolorosas. Além disso, o personagem do Jet Li é tão mal-pensado que ele não empolga em momento algum, fiquei meio puto com isso. Gosto bastante dele, bem que poderiam ter feito uma luta onde ele sai chutando geral, voando nas paredes ou algo assim. Em vez disso, temos o que? Ele perde duas vezes e é alvo de piadas RUINS durante o filme. Yay.

O filme também tem seus momentos awey, né, mas isso é de se esperar. Momentos onde os soldados inimigos atiram e atiram e acertam nada, enquanto nossos heróis explodem tudo de formas criativas. Só fiquei puto em uma cena, onde Barney e Christmas estão explorando a ilha e matam um caminhão cheio de soldados, COM ARMAS, usando só facas e socos e afins. Sério, os soldados não sabem apontar e atirar? Enquanto Christmas tá enfiando a faca no pescoço de um, o que tá lá longe bem que poderia dar um TIRO né. Enfim, não dá pra ficar enchendo o saco com detalhes assim em filmes de ação.

A minha única reclamação é que The Expendables demora muito pra 'começar', por assim dizer. Ele fica 1 hora montando o palco para a ação explosiva, mas essa montagem é chata. Os personagens conversam, se arrumam, etc etc, mas nada empolga realmente. Só as cenas com Mickey, Bruce e Arnold são divertidas nessa 1 hora de chatice. Aí depois disso tudo começa o filme, com explosões e tiros e sangue e tudo de bom. No Expendables 2, Sly, faça as coisas maneiras aconteceram mais rápido, certo?

Directing: 1
Writing: 1
Music: 1
Cinematography: 1
Fun Factor: 2

Nota Final: 6. Bem legal para quem gosta do gênero.

Trailer:



Comerciais Old Spice com Terry Crews



2 comments:

  1. Peraí, peraí, peraí... dessa vez você começou mal... "que todos nós adoramos"??? Sinto muito lhe dizer, meu caro, mas eu não adoro o Stallone. E como Ian disse uma vez, "foda-se a sua opinião", sem querer ofender, é claro... Mas, gosto é gosto, man...

    "Juntar todos os atores fodões que já existiram e colocar junto num festival de testosterona e explosões" Huahuahuhauhauhauahu, Isso é verdade! O filme tem atores muito bons, confesso (até o Stallone).

    "Se você gosta de filme de ação sem sentido e explosões fantásticas, cara, esse é seu filme", deve ser por isso que eu achei que esse NÃO é o meu filme! (rs)

    Sim, o filme é ruim no roteiro, não tanto assim, mas é... fora as diversas explosões filme afora, mas isso é relevante, porque, afinal é filme de ação!

    Realmente, Jet Li aparece com um papel fraco, em compração ao que ele já fez por aí... Talvez não gostem tanto dele assim, coitadinho. (rs)

    Mas o melhor de tuuudo, são as explosões de corpos sem sentido algum!!! (wtf) Eu ri bastante!

    "Aí depois disso tudo começa o filme, com explosões e tiros e sangue e tudo de bom." Tudo de bom? Vou ficar quietinha... É o seu gosto e gosto não se discute! Foi exatamente nessa parte que o filme fica chato... x) Prefiro A Origem.

    É, dessa vez acho que não escrevi o que você queria ler, mas como eu disse, é o que eu acho... E definitivamente, não gosto de filmes de ação, não do jeito de The Expendables...

    Ah, e o vídeo do Terry Crews é demais, assim como ele! E é impossível não lembrar dele em As Branquelas! Huahuahuaua. Com seu jeito todo fortão, ele consegue ser principalmente engraçado... sei lá... não o consigo ver como um ator fortão de ação... Não depois de As Branquelas e Todo Mundo Odeia o Chris...

    Como sempre, devorei seu post, mesmo não sendo um assunto dos mais interessantes pra mim! Você é bom nisso! ;)

    Sem mais...
    :**

    ReplyDelete
  2. Eu vejo esse filme passando no Tela Quente ou sei lá... Não criou em mim a menor vontade de assistir, mas tudo bem, já que meninas de um metro e sessenta que gostam de flores e coelhinhos não devem ser o público alvo dessa explos, digo, filme.
    To achando suuuper fofo essa sua fase crítico de cinema no blog, quem sabe dá futuro?
    Bom, como sempre estou com saudades e blablabla
    beijos

    ReplyDelete