Tuesday, August 24, 2010

Inception


Christopher Nolan é um diretor curioso. Dos sete filmes que ele dirigiu, cinco são adaptações de outras coisas, como histórias curtas, filmes estrangeiros e no caso do Batman, um super-herói com 80 anos de história antes do Nolan pegar as rédeas. Em todos os casos, os críticos e o público concordam que Nolan fez adaptações melhores até que os originais, e no caso do Batman, ele acordou uma franquia há quase uma década adormecida, fazendo dois dos melhores filmes de heróis já feitos, enormes sucessos de bilheteria e crítica. Então, falando por fora, Christopher Nolan é um gênio. Eu vi quatro dos sete filmes dele (não vi ainda Amnésia, Insônia e Following), e adorei os quatro. O jeito dele de dirigir te faz prestar atenção, te faz absorver cada momento do filme, e eu adoro isso.

Inception foi o filme mais esperado nos cinemas após Avatar. A Warner Brothers manteve detalhes sobre o filme secretos, lançando só dois (ou três) trailers, todos dando idéias erradas sobre o que que era o filme. Fez uma campanha viral de publicidade imensa, colocando posteres gigantescos que cobriam prédios inteiros em NY. Após o sucesso estrondoso de The Dark Knight, a Warner sabia que dava certo apostar no Nolan, e pegaram pesado. Fizeram certo. SPOILER ALERT.



Inception é um techno-thriller que se passa nas mentes dos seus personagens. Leonardo di Caprio é Dominic "Dom" Cobb, um
extractor, um homem treinado em infiltrar mentes e extrair segredos e informações úteis. Ele e seu parceiro Arthur (Joseph Gordon-Levitt) são uma dupla de extratores tentando ganhar a vida. Um belo dia, ao tentar fazer uma extração na mente do Sr. Saito, um empresário poderosíssimo, a dupla falha e tenta fugir, mas descobrem que sua tentativa de extração foi tudo planejado pelo Saito, como um teste. Um teste para que? Para ver se os dois eram bons o suficiente para serem contratados pelo Saito para fazer um inception, para plantar uma idéia na mente de alguém em vez de extrair. Genial, não?

Claro que não vou contar o filme todo aqui, por que aqueles que nunca viram o filme não iam ler, e quem já visse não ia ler o que eles já viram, né. Então, vou falar sobre o filme e sobre seu final, o que eu achei, etc.

Nolan diz que ele escreveu Inception há quase dez anos, e aperfeiçoou o roteiro incontáveis vezes. Diz que aceitou dirigir Batman Begins e The Dark Knight para ter alguma experiência com filme 'grande', e quem sabe para dar confiança aos estúdios para darem dinheiro para financiar o seu filme-sonho. Ou seja, Inception é o bebê do Nolan, e vendo o filme dá pra notar que ele se dedicou muito para fazer o melhor filme possível. O roteiro é impecável, explicando cada passo da história, explicando todos os personagens, dando momentos engraçados, tensos e tristes para a audiência, além de dar uma realidade aos sonhos que (pra mim, pelo menos) foi emocionante. Sonhos são um tema tão incrível, eu me via concordando com tudo que os personagens falavam no filme. "
Dreams never feel weird when we're in them. It's only when we awake that we realize something was ever strange." Puta que pariu, que verdade! Que frase genial! Que CENA genial!

Todas as cenas que se passam em sonhos são geniais. Eu fiquei pensando (depois da terceira vez que assisti o filme) que talvez a
intenção do Nolan era fazer com que as cenas DENTRO dos sonhos serem tão melhores, tão marcantes do que as cenas fora, que o filme todo ia acabar dando a sensação de que os sonhos eram mais reais do que a própria realidade. "Óbvio, Julian, a porra da idéia do filme era fazer exatamente isso". Sim, mas só depois de várias vezes assistindo que eu pude realmente NOTAR essa manipulação acontecendo. A música do Hans Zimmer ajuda, criando uma trilha surreal sempre que estão dentro dos sonhos, usando trombones ultra-baixos, fazendo o som EXPLODIR na sua cara. Que ênfase que a música dá, cara, é impressionante, especialmente nas cenas onde os sonhos estão desmoronando ou quando estão acordando. O último grande 'acordamento' é uma das melhores cenas do filme inteiro, por isso. A junção perfeita da direção, da história e da música fazem a cena ficar na sua mente por muito tempo depois. Tá na minha até agora.

Os personagens, então. Todos eles parecem que foram escolhidos a mão, de tão adaptados eles estão aos personagens. Nolan diz que ele escreveu o papel do Dom pensando em Leonardo di Caprio, e eu não duvido. Poucas vezes vi Leo mais convincente num papel, e olha que eu não sou o maior fã dele. Joseph Gordon-Levitt é um bom ator, gosto muito dele, mas ele não tá TÃO bom nesse papel quanto as pessoas estão falando por aí. O Arthur é foda por que Nolan fez ele ser foda, não por que Joseph é um ator genial. Ellen Page arrasa como Ariadne, gostei bem mais dela em Inception do que em Juno (mas pode ser por que eu achei a personagem dela em Juno uma BABACA), ela era ao mesmo tempo vulnerável, curiosa e poderosa em sua função de arquiteta. Ken Watanabe tem um papel meio secundário como Sr. Saito, mas eu gosto muito dele independente do papel que ele faz, acho o cara um puta ator.

Marion Cotillard então, nossa. Essa mulher é LINDA, como nunca vi ela antes? Ela traz um elemento fundamental ao seu personagem, a projeção da ex-mulher do Dominic Cobb. Sendo uma projeção, ela não pode ser uma pessoa verdadeira. Tem que ter algo errado com ela, alguma coisa demoníaca ou fora do comum para nos convencer que não tem nenhuma mulher verdadeira ali. Felizmente, ela faz isso tão bem que eu não sei nem te falar o que que tem de errado com ela, você só SENTE isso no fundo da sua alma, e assim ela cumpre perfeitamente sua função de ser a antagonista medonha do filme. Claro que o roteiro sensacional ajuda, te lembrando a cada momento que o vilão dessa história na verdade não é a mulher, e sim o próprio subconsciente do nosso herói.

Eames (Tom Hardy), Fischer (Cillian Murphy) e Yusuf (Dileep Rao) são os mais secundários assim, parece que não tiveram tanto tempo on-screen do que os outros, mesmo se seus personagens são mega-importantes para a história. Felizmente, todos eles são agradáveis e interessantes, especialmente Cillian Murphy, que teve a segunda atuação mais forte desse filme, IMO (depois da Cotillard). A cena onde ele encontra seu pai no sonho é emocionante e triste, e ela é assim graças a sua atuação.

E esse final? Dom roda o totem de sua mulher na mesa de sua casa, e a câmera nos mostra ela, girando. Será que vai cair? Não sabemos, o filme termina. Se não cair, é um sonho, se cair, é realidade. Nolan deixa a decisão em suas mãos. Na minha honesta opinião, era real, mas eu digo isso por que o filme parece melhor pra mim com essa interpretação. Se alguém falar 'não, o totem ia cair', eles são burros. É impossível falar se a bosta do totem cai, Nolan cria essa dúvida de propósito. 'Mas ele vê a cara dos fillhos, portanto é realidade'. Cobb só não via o rosto dos filhos por que ele não se deixava ver. A culpa em seu subconsciente o prevenia de ver. Se seu subconsciente achar que ele realmente está em casa, não vai existir culpa, e ele vai poder 'ver' seus filhos. E ainda mais, seu subconsciente vai o convencer de que são realmente os filhos dele, independente de não parecerem com a idade correta, ou por qualquer outra razão. Afinal, 'dreams feel real when we're in them'! Enfim, você pode pensar em mil explicações pro filme, e isso é muito foda.




Inception terminou e eu fiquei olhando pra tela com um sorriso sardônico assim. Na hora eu pensei que esse seria um dos, se não O melhor filme de 2010. Nâo conseguia achar nada de errado com ele. As cenas, a música, as atuações, a história, as cenas de ação, porra. Nada de errado. Duas horas e meia que passam em um piscar, e ainda me deixam querendo mais. Já vou falando que ele vai ser indicado a Melhor Roteiro Original e Melhor Ator (ou Atriz) Coadjuvante, só não me arisco a falar QUAL ator. Não me arrisco a dizer Melhor Filme também, mas eu indicaria se pudesse.

É um filme perfeito? Não. Tem coisas que não são explicadas, como o que diabos é a máquina que eles usam para dormir. Como ela funciona? Como ela deixa as pessoas no mesmo sonho? Só não fico perturbado com isso por que a máquina era um deus ex machina proposital, sem a existência dela não existia a história. Tem alguns furos aqui e ali, algumas coisas que não fazem sentido, mas eu não me importo também. Tem tanta coisa legal acontecendo que eu posso perdoar.

Christopher Nolan bateu um home run. Mais um home run, eu deveria dizer. Mais um filme dele está nos top 250 do IMDb, junto com Batman Begins, Memento, The Dark Knight e The Prestige. Esse cara SABE fazer filmes, e possivelmente será conhecido no futuro como o cineasta mais marcante dessa época. Ele mistura muito bem ação com complexidade (tipo uma porra de uma cena de luta num corredor que fica GIRANDO, fazendo a gravidade mudar a cada instante, WTF! Vejam a imagem acima) fazendo filmes que agradam todas as facetas de sua audiência. Assim, não tem como ele falhar, e onde milhares de diretores acabam fazendo filmes BOSTAS, ele faz filmes geniais, que ficam fortalecidos com essa mistura de estilos. Espero que ele continue fazendo filmes por muuuuuuito tempo. E você, se ainda não viu, vá ver. Agora, antes que saia do cinema.

Directing: 2
Writing: 2
Music: 2
Cinematography: 2
Fun Factor: 2

Nota Final: 10, bad ass, foda, genial, vai se fuder.

P.S. Me perdoem se o texto parecer bagunçado ou sem sentido, eu escrevi isso as 3:30 da manhã, e estou só um pouco sonolento. = )

P.P.S. Me perdoem também pela loucura do texto, esse BLOGGER IDIOTA muda a formatação sozinho, e eu não sei como fazer ele ficar do jeito que eu quero.


Trailer:





3 comments:

  1. Nossa, você falando tão incrivelmente do filme fiquei com mais vontade ainda de ver! Parece realmente genial... eu vou pensar isso quando ver... Só acho que o ator poderia ser outro, sei lá, não gosto muito do Leonardo di Caprio atuando, pra mim ele só serve pra Titanic x) Mas não sei se minha opinião continua a mesma se eu ver o filme...

    Marion Cotillard... eu já a vi sim, em algum filme que eu não me lembro... Mas ela é bem bonita mesmo!

    Meu Deus! Como você prende a atenção! Devorei seu post em poucos minutos! Já pensou de mudar de "profissão" e ser crítico de filmes? (rs)

    Sonhos realmente nos dizem algo sobre a realidade... mas sei lá... não fazem muito sentido alguns deles... pensando aqui em alguns que tive nos últimos tempos... E o pior tudo, eles nunca têm fim! Eu só tive um sonho com fim até hoje! Seria uma boa essa tal máquina dos sonhos...

    Enfim... parabéns pelo post! Surpreendente, como sempre! ^^

    Beijos!

    ReplyDelete
  2. Aff vamos lá vou tentar postar denovo...

    "... Poucas vezes vi Leo mais convincente num papel..." que intimidade hein... auhauhau brinks

    Concordo com você em relaçao ao filme ser um dos melhores do ano. Poucos conseguem unir bem uma bom trama com boas cenas de ação.

    Nao me lembro de ver outros filmes do Christopher Nolan, tirando esse e os Batmans. Por isso preciso ve-los urgentemente.

    Continua nessa onda de crítico de cinema que ta maneiro...

    Sugestao: Os Mercenarios. Os HERÓIS da decada de 80 (+ Jason Statham) estão de volta.

    ReplyDelete
  3. eu nem preciso dizer que amei o filme né? você tava lá comigo e viu as minhas expressões durante todos os segundos no cinema.
    tava com saudade de ler isso aqui, os últimos dois posts não me interessaram muito :D
    beijos, love ya
    Morgana

    ReplyDelete