Para fazer essa comparação, decidi criar uma lista de coisas importantes num jogo de estratégia, e ver quem vence cada duelozinho. Divertido, não?
1 - A História
Antes de sair fazendo missão e me importando com o resultado, preciso saber o que diabos está acontecendo. Preciso saber quem são os personagens, onde eu estou lutando, e pra quê eu estou lutando. Felizmente a Blizzard sempre foi excelente com suas histórias, então temos duas MUITO BOAS pra comparar.
WarCraft se passa no mundo fictício de Azeroth, habitado por Elfos, Humanos, Anões e outras criaturas desse calibre nerd. Um belo dia um exército de demônios corrompe a raça dos Orcs, que vivem no mundo de Draenor, e mandam os Orcs malucões por um portal com o objetivo de destruirem Azeroth. Os Elfos e Humanos e afins se juntam e criam a Aliança, e começa a Primeira Guerra, onde a Aliança vence os Orcs pelo uso de táticas e organização. Os Orcs voltam para Draenor e se organizam, voltando alguns anos depois e destruindo Azeroth. A Aliança foge para a terra de Lordaeron, e os Orcs decidem destruir aquilo também, na chamada Segunda Guerra. Dessa vez a Aliança vence, por ser mais organizada e preparada, e também por que os Orcs estavam lutando entre si, como Orcs sempre fazem. Assim, a Aliança destrói o Portal para prevenir invasões futuras. Os Orcs que ficaram em Azeroth foram colocados em campos de concentração, e foram pouco a pouco perdendo seu desejo de batalha. Assim Azeroth teve um período de paz. Eis a história de Warcraft I e II, mas é no III que as coisas ficam interessantes.
Anos e anos após a Segunda Guerra, um líder Orc chamado Thrall tem um sonho profético sobre o retorno da Legião Flamejante (Burning Legion), o exército de demônios que mandou os Orcs atacarem Azeroth há tantos anos atrás. Com base no seu sonho, Thrall junta os clãs dos Orcs e veleja em direção as terras esquecidas de Kalimdor, longe de Lordaeron. Enquanto isso, Lordaeron está sendo destroçada por uma doença que fazem as pessoas virarem zumbis. Arthas, o príncipe de Lordaeron, tenta fazer de tudo para prevenir que a doença se espalhe, mas falha, e lentamente vai ficando maluco. Descobrindo que a doença está sendo causada por um Dread Lord chamado Mal'Ganis, Arthas o persegue até as terras gélidas de Northrend, onde ele fica maluco de vez e acha uma espada amaldiçoada chamada Frostmourne. Com o poder da espada, Arthas mata Mal'Ganis, mas perde sua alma no processo. Doidão, ele volta pra Lordaeron e mata seu pai. Isso tudo foi a Campanha dos Humanos, e temos mais TRES. *foda*
Após ter sua alma roubada pela espada, Arthas vira um Death Knight, e seguindo ordens de Dread Lords, invade as terras élficas de Silvermoon e mata todo mundo lá, corrompendo a floresta e os poços sagrados dos Elfos. Arthas descobre que a doença que destroçou Lordaeron e criou a Legião dos Mortos-Vivos foi criação da Legião Flamejante, para enfraquecer Lordaeron, pois a Legião estava vindo para consumir o mundo todo. Para isso mandaram seu servo, o Lich King, para Azeroth. Assim Arthas abre um portal que invoca Archimonde, um demônio poderoso e líder da Legião Flamejante. Archimonde inicia o expurgo de Lordaeron
com a destruição total da capital de Dalaran.
Enquanto isso, Thrall e os Orcs chegam em Kalimdor, fundando colônias lá e irritando os Elfos da Noite que vivem lá. Os Elfos invocam um de seus deuses para destruir os Orcs, e para derrotar o deus, Grom Hellscream, o irmão de Thrall, bebe o sangue de um demônio. Assim ele tem poder suficiente para matar o deus, mas após beber o sangue, ele se colocou sob controle dos demônios da Legião. Thrall e Grom matam o demônio que deu seu sangue, mas Grom morre no processo, liberando os Orcs do controle da Legião.
Os Elfos da Noite se juntam com os Orcs e os Humanos refugiados da destruição de Lordaeron, e juntos fazem uma última defesa aos pés da Árvore do Mundo. O plano é dar tempo suficiente para os druidas da floresta juntarem os espíritos ancestrais, que terão poder de destruir Archimonde e a Legião Flamejante de uma vez por todas. Claro que conseguem, mas a Árvore morre na explosão causada pela morte de Archimonde. Com a derrota da Legião, Kalimdor fica em paz. Não vou entrar na história da expansão, por que acho chata. =D
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Agora, StarCraft se passa a mais ou menos 500 anos no futuro. Num setor galáctico longe da Terra, refugiados humanos criaram várias colônias em vários mundos, e lutam entre si, claro. Um dia uma frota alienígena imensa aparece na órbita do planeta de Chau Sara, queimando-a totalmente. A frota some no dia seguinte. Pouco tempo depois, outra raça alienígena aparece no planeta vizinho de Mar Sara, e começam a infestar a colônia humana lá. A nova raça, os Zerg, são insetóides com propriedades mutagênicas imensas, podendo se adaptar e assimilar novas raças ao 'Enxame'. Rapidamente a frota que destruiu Chau Sara aparece em Mar Sara também, e eles se chamam de Protoss. Tassadar, o líder da frota, não destrói Mar Sara por pena, e deixa os Terrans lutarem sozinhos contra os Zerg.
Entra Jim Raynor, nosso herói, 'sherife' de Mar Sara. Ele tenta proteger os colonos e destruir as construções infestadas pelo Zerg, mas é chamado de criminoso pela Confederação que manda no setor Terrano por destruir construções Confederadas. Puto com essa injustiça, Raynor se junta aos Filhos de Korhal, um grupo rebelde. O líder do grupo, Arcturus Mengsk, quer fazer de tudo para destruir a Confederação. Ele sacrifica seu segundo-em-comando, a ex-Fantasma (assassina da confederação) Sarah Kerrigan para destruir a capital da Confederação. Ele faz isso usando um dispositivo que atrai os Zerg em massa, e bilhões das criaturas invadem o planeta, supostamente matando Sarah. Raynor, que curtia Sarah, abandonou a rebelião e criou uma rebelião só dele. Enquanto isso Mensgk se auto-proclamou Imperador da nova Supremacia Terran.
Descobrimos depois que os Zerg não mataram Sarah, mas capturaram ela e a infestaram. Ela surge como uma criatura com imensos poderes psiônicos e força física, mas dominada pelo Overmind, o cérebro vivo que é líder dos Zerg. Enquanto isso os Protoss querem destruir os Zerg, e Tassadar se junta com os templários negros para destruir os Cerebrates (mini-cérebros que comandam enxames específicos). Eles conseguem matar um, mas quando isso aconteceu o Overmind leu a mente do Zeratul, o templário negro assassino, e descobriu a localização de Aiur, o planeta natal dos Protoss. Os Zerg invadem e o Overmind se planta na crosta do planeta.
Os Protoss lutam contra os Zerg, mas precisam dos poderes dos templários negros. Assim as duas facções dos Protoss se juntam, e Raynor aparece novamente para ajudar. Assim temos uma batalha imensa em Aiur, onde Tassadar se sacrifica, jogando sua nave gigante no Overmind, após aprender a usar as energias dos templários negros. Assim o Overmind é destruído, e os Zerg ficam sem líder.
Após essa batalha, os Protoss recuam para o planeta Shakuras, onde vivem os templários negros. Lá eles se aliam com ninguém menos que Kerrigan, livre da influcência do Overmind, para destruir a infestação dos Zerg lá e tentarem criar uma nova civilização. Enquanto isso, uma frota imensa Terrana chega no setor, vindo da Terra. São o United Earth Directorate (UED), que chegou no setor para dominar as colônias humanas em nome da Terra. Eles não sabem de nada dos Zerg e Protoss a princípio, mas eles se adaptam e rapidamente invadem Aiur e dominam os Zerg lá, que estavam criando um novo Overmind.
Com o UED dominando o novo Overmind, Kerrigan está sem controle de seus Zerg. Assim ela se junta com Raynor, Mengsk e os Protoss para destruir o UED, mas Kerrigan trai seus aliados e mata Fênix, o líder dos Protoss e Duke, o segundo em comando de Mengsk. Depois disso, ela captura Raszagal, matriarca dos templários negros, e força Zeratul a matar o novo Overmind. Com isso Kerrigan vira líder absoluta de todos os Zerg, e ela usa os intermináveis enxames para destroçar todo mundo no setor. A frota do UED é totalmente destruída, enquanto Mengsk e os Protoss são forçados a recuar. StarCraft acaba com Kerrigan sendo o poder dominante no setor.
-------------
Ufa! Felizmente, nenhum dos outros ítens vai ser tão grande. Qual das histórias é melhor? WarCraft é bem mais fantasioso, pegando elementos de várias outras coisas, usando criaturas que todos nós já conhecemos. StarCraft se passa no espaço, com criaturas novas, fascinantes e nojentas, e tem um feeling bem mais sério e mórbido. Meu ponto vai para StarCraft! Sendo um fã total de ficção científica, era até óbvio qual que eu ia escolher, não?
StarCraft 1 x 0 WarCraft
2 - A Jogabilidade
Os dois jogos são muito parecidos. Os dois são de estratégia, com base em dois recursos, que são sempre encontrados juntos. Em WarCraft, são madeira e ouro, em StarCraft, minério e gás vespene. Mas, os dois também tem uma diferença ENORME: heróis. WarCraft III começou uma tendência de usar heróis pra tudo. Na campanha, seu herói ia crescendo de nível, o que era bem legal, e na última missão ele sempre era tipo nível 10 com poderes fodalhosos. Agora, nos jogos normais também tinha herói, e essa era uma faceta muito importante do jogo. Quem tinha herói bom vencia, ponto.
StarCraft, não. É um jogo normal de estratégia, com base em exércitos numerosos e balanceados. E eu PREFIRO assim. Não quero ter que micro-manage três heróis com quatro habilidades, E um exército. WarCraft III me deixou putaço com isso, eu querendo ver exércitos batalhando tinha que ficar clicando em tudo e acabava fazendo merda e perdendo. Divertido hein. Além disso, em StarCraft suas estratégias tinham que mudar MUITO dependendo da raça que você usava. Os prédios que fazem unidades, suprimentos, tudo era diferente. Em WarCraft tudo é mais parecido, todos tem seu prédio que faz tropa inicial, prédio que faz tropa foda, prédio de suprimento, etc. Ponto muito merecido para StarCraft, que não tentou misturar RPG com estratégia. Faz um ou outro, po (tanto que Blizzard acabou fazendo isso mesmo, criando World of WarCraft).
StarCraft 2 x 0 WarCraft
3 - Cinematics
Todos que jogam jogos de estratégia da Blizzard sabem que eles fazem cutscenes cinemáticos entre as missões. Esses cutscenes são sempre geniais e divertidos, mas qual jogo tem os melhores? Vou comparar os cutscenes de WarCraft III com os de StarCraft II.
Vídeo de Abertura
Warcraft III: Um Orc e um Humano lutam até a morte. Enquanto lutam, o céu escurece e cometas começam a cair na terra. Um deles cai na frente dos dois lutadores, e dos escombros sai um golem feito de pedra flamejante. O golem dá um berro e a tela escurece. Voltamos e vemos uma mão, se mexendo involuntariamente, enquanto sangue se espalha no chão. A câmera se afasta e vemos que a mão está sem corpo. =D Foda pra caralho.
StarCraft II: Um homem vestido de prisioneiro entra numa sala cheio de máquinas. As máquinas trancam os pés dele no chão e começam a colocar armadura no seu corpo, parafusando e soldando as peças. Quando colocam o capacete, vemos que o homem está fumando um charuto. Antes de fechar o capacete, ele diz: "It's about time!". É bem legal no sentido nostálgico, referenciando o fato que fazem DOZE ANOS desde o lançamento do primeiro StarCraft, mas não chega nem aos pés da abertura do WarCraft III.
Cutscenes
Em WarCraft III, temos um vídeo no final de cada Campanha. No final da dos Humanos, vemos Arthas malucão voltando ao seu palácio e assassinando seu pai. Simples, mas é feito de uma forma muito boa. Vemos o contraste entre a cidade festejando a volta de seu príncipe com a loucura dark do próprio Arthas, e quando ele mata seu pai, vemos apenas as sombras se contorcendo, e depois a coroa caindo no chão.
No dos Undead, vemos Archimonde, líder da Legião Flamejante, usando sua magia negra para destruir totalmente a cidade de Dalaran. Ele cria um mini-modelo de areia e quando ele destroi um prédio no seu modelo, o prédio de verdade cai. Ele sorri e passa a mão no modelo todo, bagunçando tudo. A tela fica preta e nós ouvimos a destruição. Zuou, né?
Nos Orcs, vemos Thrall e Grom indo atrás do demônio que deu seu sangue pro Grom. O demônio é imenso, feio e muito bem feito. Vemos os três lutando, e Thrall sendo nocauteado. Grom fica putão e parte pra cima, matando o demônio, que explode quando morre. Thrall acorda e fala com seu irmão antes dele morrer. Possivelmente o melhor vídeo do jogo.
Nos Elfos da Noite, vemos Archimonde novamente, indo absorver as energias da Árvore do Mundo. Longe dele, o druida Malfurion Stormrage pega seu trombone lá de madeira e chama os espíritos dos ancestrais, que aparecem em formato de espíritos azuis minúsculos. Eles continuam a aparecer, até que milhões deles ficam sobrevoando o demônio imenso. Eles começam a entrar nele, até que ele explode, matando a Árvore e queimando a floresta em volta. Depois, temos uma narrativa do Stormrage sobre como o mundo vai se curar, e enquanto ele fala, uma plantinha solitária começa a crescer das cinzas.
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Em StarCraft II temos três vídeos, espalhados na única campanha dos Terrans. O primeiro toca antes da primeira missão do Zeratul, e vemos ele sozinho andando por um planeta abandonado, onde ele procura a profecia dos Xel'Naga (falarei sobre isso mais tarde, em outro post). Lá ele encontra Kerrigan, e após matar uns Hydralisks de um jeito fodão, ele tenta atacar Kerrigan e consegue cortar uma asa dela. Eles conversam um pouco, e ele some. Ela ri, enquanto uma nova asa cresce no lugar. Sensacional.
O segundo vídeo é um sonho do Raynor, onde ele imagina o que aconteceu com Kerrigan na missão láááá no StarCraft I quando ela é abandonada pelo Mengsk. Ou seja, ela ainda é humana! Uou! E além disso, é mó gostosa! Ela tá sozinha, fugindo dos Zerg. Ela usa o rifle dela para matar vários Zerglings e Hydralisks, mas quando ela descobre que vai ser abandonada, ela desiste. Acaba a munição da arma e ela deixa cair no chão, enquanto vemos um enxame de Zerg cercar ela. WTF man!
O terceiro e último é o fechamento da campanha, se você não curte spoiler PARE DE LER AGORA. Raynor e Tychus lideram um grupo de Marines para dentro de uma colméia Zerg para procurar Kerrigan, agora humana novamente. Raynor vai pegar ela e Tychus se revela, falando que fez um trato com Mengsk pra matar a Kerrigan. Raynor, que ainda gosta dela, mata Tychus e sai da colméia, carregando ela nos braços. Ele sai andando sozinho no meio do campo de batalha destroçado.
Quem parou de ler ali PODE VOLTAR A LER AGORA. Todos os vídeos que eu comentei são muito bons, é muito difícil escolher um ou outro, maaaaaas dessa vez WarCraft leva o ponto. Os vídeos do WarCraft III são GENIAIS, são tão bons que a Blizzard até lançou eles em DVD, e vendeu pra caralho! São bem-feitos, bem escritos e bem dirigidos. Os do StarCraft II são muito bons também, mas são mais focados em história e assim perdem pontos de fodância pros do WarCraft, que também misturam ação pra cassete e destruição épica. Aposto que os vídeos das expansões do StarCraft II vão ser melhores, mas até lá...
StarCraft 2 x 1 WarCraft
E por último:
4 - Multiplayer
Isso vai ser impossível. Os dois tem multiplayers viciantes e divertidos como poucos jogos que já joguei. A Blizzard dá uma liberdade incrível pros jogadores em seus 'create-a-map', deixando pessoas criarem jogos totalmente novos com base nos originais. Assim, temos obras-primas como EVOLVES e CRASH no StarCraft, e DEFENSE OF THE ANCIENTS pro WarCraft, além de inúmeros mods zoando filmes e séries, com personagens do jogo. Já que os dois são tão fodas e divertidos, e vão continuar sendo fodas e divertidos, decidi dar empate no último ítem. =D
StarCraft 3 x 2 WarCraft
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Po, até que não foi tão discrepante assim. Eu prefiro StarCraft, mas WarCraft também é um jogo genial e eu sugiro a todos que curtem jogos de estratégia que parem de ler isso e vão comprar e jogar AGORA. Especialmente StarCraft II, que aí a gente joga online. =D
Então, o que acham dos meus pontos? Você daria seus pontos pra quem? Quem venceria seu duelo? Let me know!
Antes de sair fazendo missão e me importando com o resultado, preciso saber o que diabos está acontecendo. Preciso saber quem são os personagens, onde eu estou lutando, e pra quê eu estou lutando. Felizmente a Blizzard sempre foi excelente com suas histórias, então temos duas MUITO BOAS pra comparar.
WarCraft se passa no mundo fictício de Azeroth, habitado por Elfos, Humanos, Anões e outras criaturas desse calibre nerd. Um belo dia um exército de demônios corrompe a raça dos Orcs, que vivem no mundo de Draenor, e mandam os Orcs malucões por um portal com o objetivo de destruirem Azeroth. Os Elfos e Humanos e afins se juntam e criam a Aliança, e começa a Primeira Guerra, onde a Aliança vence os Orcs pelo uso de táticas e organização. Os Orcs voltam para Draenor e se organizam, voltando alguns anos depois e destruindo Azeroth. A Aliança foge para a terra de Lordaeron, e os Orcs decidem destruir aquilo também, na chamada Segunda Guerra. Dessa vez a Aliança vence, por ser mais organizada e preparada, e também por que os Orcs estavam lutando entre si, como Orcs sempre fazem. Assim, a Aliança destrói o Portal para prevenir invasões futuras. Os Orcs que ficaram em Azeroth foram colocados em campos de concentração, e foram pouco a pouco perdendo seu desejo de batalha. Assim Azeroth teve um período de paz. Eis a história de Warcraft I e II, mas é no III que as coisas ficam interessantes.
Anos e anos após a Segunda Guerra, um líder Orc chamado Thrall tem um sonho profético sobre o retorno da Legião Flamejante (Burning Legion), o exército de demônios que mandou os Orcs atacarem Azeroth há tantos anos atrás. Com base no seu sonho, Thrall junta os clãs dos Orcs e veleja em direção as terras esquecidas de Kalimdor, longe de Lordaeron. Enquanto isso, Lordaeron está sendo destroçada por uma doença que fazem as pessoas virarem zumbis. Arthas, o príncipe de Lordaeron, tenta fazer de tudo para prevenir que a doença se espalhe, mas falha, e lentamente vai ficando maluco. Descobrindo que a doença está sendo causada por um Dread Lord chamado Mal'Ganis, Arthas o persegue até as terras gélidas de Northrend, onde ele fica maluco de vez e acha uma espada amaldiçoada chamada Frostmourne. Com o poder da espada, Arthas mata Mal'Ganis, mas perde sua alma no processo. Doidão, ele volta pra Lordaeron e mata seu pai. Isso tudo foi a Campanha dos Humanos, e temos mais TRES. *foda*
Após ter sua alma roubada pela espada, Arthas vira um Death Knight, e seguindo ordens de Dread Lords, invade as terras élficas de Silvermoon e mata todo mundo lá, corrompendo a floresta e os poços sagrados dos Elfos. Arthas descobre que a doença que destroçou Lordaeron e criou a Legião dos Mortos-Vivos foi criação da Legião Flamejante, para enfraquecer Lordaeron, pois a Legião estava vindo para consumir o mundo todo. Para isso mandaram seu servo, o Lich King, para Azeroth. Assim Arthas abre um portal que invoca Archimonde, um demônio poderoso e líder da Legião Flamejante. Archimonde inicia o expurgo de Lordaeron
com a destruição total da capital de Dalaran.
Enquanto isso, Thrall e os Orcs chegam em Kalimdor, fundando colônias lá e irritando os Elfos da Noite que vivem lá. Os Elfos invocam um de seus deuses para destruir os Orcs, e para derrotar o deus, Grom Hellscream, o irmão de Thrall, bebe o sangue de um demônio. Assim ele tem poder suficiente para matar o deus, mas após beber o sangue, ele se colocou sob controle dos demônios da Legião. Thrall e Grom matam o demônio que deu seu sangue, mas Grom morre no processo, liberando os Orcs do controle da Legião.
Os Elfos da Noite se juntam com os Orcs e os Humanos refugiados da destruição de Lordaeron, e juntos fazem uma última defesa aos pés da Árvore do Mundo. O plano é dar tempo suficiente para os druidas da floresta juntarem os espíritos ancestrais, que terão poder de destruir Archimonde e a Legião Flamejante de uma vez por todas. Claro que conseguem, mas a Árvore morre na explosão causada pela morte de Archimonde. Com a derrota da Legião, Kalimdor fica em paz. Não vou entrar na história da expansão, por que acho chata. =D
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Agora, StarCraft se passa a mais ou menos 500 anos no futuro. Num setor galáctico longe da Terra, refugiados humanos criaram várias colônias em vários mundos, e lutam entre si, claro. Um dia uma frota alienígena imensa aparece na órbita do planeta de Chau Sara, queimando-a totalmente. A frota some no dia seguinte. Pouco tempo depois, outra raça alienígena aparece no planeta vizinho de Mar Sara, e começam a infestar a colônia humana lá. A nova raça, os Zerg, são insetóides com propriedades mutagênicas imensas, podendo se adaptar e assimilar novas raças ao 'Enxame'. Rapidamente a frota que destruiu Chau Sara aparece em Mar Sara também, e eles se chamam de Protoss. Tassadar, o líder da frota, não destrói Mar Sara por pena, e deixa os Terrans lutarem sozinhos contra os Zerg.
Entra Jim Raynor, nosso herói, 'sherife' de Mar Sara. Ele tenta proteger os colonos e destruir as construções infestadas pelo Zerg, mas é chamado de criminoso pela Confederação que manda no setor Terrano por destruir construções Confederadas. Puto com essa injustiça, Raynor se junta aos Filhos de Korhal, um grupo rebelde. O líder do grupo, Arcturus Mengsk, quer fazer de tudo para destruir a Confederação. Ele sacrifica seu segundo-em-comando, a ex-Fantasma (assassina da confederação) Sarah Kerrigan para destruir a capital da Confederação. Ele faz isso usando um dispositivo que atrai os Zerg em massa, e bilhões das criaturas invadem o planeta, supostamente matando Sarah. Raynor, que curtia Sarah, abandonou a rebelião e criou uma rebelião só dele. Enquanto isso Mensgk se auto-proclamou Imperador da nova Supremacia Terran.
Descobrimos depois que os Zerg não mataram Sarah, mas capturaram ela e a infestaram. Ela surge como uma criatura com imensos poderes psiônicos e força física, mas dominada pelo Overmind, o cérebro vivo que é líder dos Zerg. Enquanto isso os Protoss querem destruir os Zerg, e Tassadar se junta com os templários negros para destruir os Cerebrates (mini-cérebros que comandam enxames específicos). Eles conseguem matar um, mas quando isso aconteceu o Overmind leu a mente do Zeratul, o templário negro assassino, e descobriu a localização de Aiur, o planeta natal dos Protoss. Os Zerg invadem e o Overmind se planta na crosta do planeta.
Os Protoss lutam contra os Zerg, mas precisam dos poderes dos templários negros. Assim as duas facções dos Protoss se juntam, e Raynor aparece novamente para ajudar. Assim temos uma batalha imensa em Aiur, onde Tassadar se sacrifica, jogando sua nave gigante no Overmind, após aprender a usar as energias dos templários negros. Assim o Overmind é destruído, e os Zerg ficam sem líder.
Após essa batalha, os Protoss recuam para o planeta Shakuras, onde vivem os templários negros. Lá eles se aliam com ninguém menos que Kerrigan, livre da influcência do Overmind, para destruir a infestação dos Zerg lá e tentarem criar uma nova civilização. Enquanto isso, uma frota imensa Terrana chega no setor, vindo da Terra. São o United Earth Directorate (UED), que chegou no setor para dominar as colônias humanas em nome da Terra. Eles não sabem de nada dos Zerg e Protoss a princípio, mas eles se adaptam e rapidamente invadem Aiur e dominam os Zerg lá, que estavam criando um novo Overmind.
Com o UED dominando o novo Overmind, Kerrigan está sem controle de seus Zerg. Assim ela se junta com Raynor, Mengsk e os Protoss para destruir o UED, mas Kerrigan trai seus aliados e mata Fênix, o líder dos Protoss e Duke, o segundo em comando de Mengsk. Depois disso, ela captura Raszagal, matriarca dos templários negros, e força Zeratul a matar o novo Overmind. Com isso Kerrigan vira líder absoluta de todos os Zerg, e ela usa os intermináveis enxames para destroçar todo mundo no setor. A frota do UED é totalmente destruída, enquanto Mengsk e os Protoss são forçados a recuar. StarCraft acaba com Kerrigan sendo o poder dominante no setor.
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Ufa! Felizmente, nenhum dos outros ítens vai ser tão grande. Qual das histórias é melhor? WarCraft é bem mais fantasioso, pegando elementos de várias outras coisas, usando criaturas que todos nós já conhecemos. StarCraft se passa no espaço, com criaturas novas, fascinantes e nojentas, e tem um feeling bem mais sério e mórbido. Meu ponto vai para StarCraft! Sendo um fã total de ficção científica, era até óbvio qual que eu ia escolher, não?
StarCraft 1 x 0 WarCraft
2 - A Jogabilidade
Os dois jogos são muito parecidos. Os dois são de estratégia, com base em dois recursos, que são sempre encontrados juntos. Em WarCraft, são madeira e ouro, em StarCraft, minério e gás vespene. Mas, os dois também tem uma diferença ENORME: heróis. WarCraft III começou uma tendência de usar heróis pra tudo. Na campanha, seu herói ia crescendo de nível, o que era bem legal, e na última missão ele sempre era tipo nível 10 com poderes fodalhosos. Agora, nos jogos normais também tinha herói, e essa era uma faceta muito importante do jogo. Quem tinha herói bom vencia, ponto.
StarCraft, não. É um jogo normal de estratégia, com base em exércitos numerosos e balanceados. E eu PREFIRO assim. Não quero ter que micro-manage três heróis com quatro habilidades, E um exército. WarCraft III me deixou putaço com isso, eu querendo ver exércitos batalhando tinha que ficar clicando em tudo e acabava fazendo merda e perdendo. Divertido hein. Além disso, em StarCraft suas estratégias tinham que mudar MUITO dependendo da raça que você usava. Os prédios que fazem unidades, suprimentos, tudo era diferente. Em WarCraft tudo é mais parecido, todos tem seu prédio que faz tropa inicial, prédio que faz tropa foda, prédio de suprimento, etc. Ponto muito merecido para StarCraft, que não tentou misturar RPG com estratégia. Faz um ou outro, po (tanto que Blizzard acabou fazendo isso mesmo, criando World of WarCraft).
StarCraft 2 x 0 WarCraft
3 - Cinematics
Todos que jogam jogos de estratégia da Blizzard sabem que eles fazem cutscenes cinemáticos entre as missões. Esses cutscenes são sempre geniais e divertidos, mas qual jogo tem os melhores? Vou comparar os cutscenes de WarCraft III com os de StarCraft II.
Vídeo de Abertura
Warcraft III: Um Orc e um Humano lutam até a morte. Enquanto lutam, o céu escurece e cometas começam a cair na terra. Um deles cai na frente dos dois lutadores, e dos escombros sai um golem feito de pedra flamejante. O golem dá um berro e a tela escurece. Voltamos e vemos uma mão, se mexendo involuntariamente, enquanto sangue se espalha no chão. A câmera se afasta e vemos que a mão está sem corpo. =D Foda pra caralho.
StarCraft II: Um homem vestido de prisioneiro entra numa sala cheio de máquinas. As máquinas trancam os pés dele no chão e começam a colocar armadura no seu corpo, parafusando e soldando as peças. Quando colocam o capacete, vemos que o homem está fumando um charuto. Antes de fechar o capacete, ele diz: "It's about time!". É bem legal no sentido nostálgico, referenciando o fato que fazem DOZE ANOS desde o lançamento do primeiro StarCraft, mas não chega nem aos pés da abertura do WarCraft III.
Cutscenes
Em WarCraft III, temos um vídeo no final de cada Campanha. No final da dos Humanos, vemos Arthas malucão voltando ao seu palácio e assassinando seu pai. Simples, mas é feito de uma forma muito boa. Vemos o contraste entre a cidade festejando a volta de seu príncipe com a loucura dark do próprio Arthas, e quando ele mata seu pai, vemos apenas as sombras se contorcendo, e depois a coroa caindo no chão.
No dos Undead, vemos Archimonde, líder da Legião Flamejante, usando sua magia negra para destruir totalmente a cidade de Dalaran. Ele cria um mini-modelo de areia e quando ele destroi um prédio no seu modelo, o prédio de verdade cai. Ele sorri e passa a mão no modelo todo, bagunçando tudo. A tela fica preta e nós ouvimos a destruição. Zuou, né?
Nos Orcs, vemos Thrall e Grom indo atrás do demônio que deu seu sangue pro Grom. O demônio é imenso, feio e muito bem feito. Vemos os três lutando, e Thrall sendo nocauteado. Grom fica putão e parte pra cima, matando o demônio, que explode quando morre. Thrall acorda e fala com seu irmão antes dele morrer. Possivelmente o melhor vídeo do jogo.
Nos Elfos da Noite, vemos Archimonde novamente, indo absorver as energias da Árvore do Mundo. Longe dele, o druida Malfurion Stormrage pega seu trombone lá de madeira e chama os espíritos dos ancestrais, que aparecem em formato de espíritos azuis minúsculos. Eles continuam a aparecer, até que milhões deles ficam sobrevoando o demônio imenso. Eles começam a entrar nele, até que ele explode, matando a Árvore e queimando a floresta em volta. Depois, temos uma narrativa do Stormrage sobre como o mundo vai se curar, e enquanto ele fala, uma plantinha solitária começa a crescer das cinzas.
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Em StarCraft II temos três vídeos, espalhados na única campanha dos Terrans. O primeiro toca antes da primeira missão do Zeratul, e vemos ele sozinho andando por um planeta abandonado, onde ele procura a profecia dos Xel'Naga (falarei sobre isso mais tarde, em outro post). Lá ele encontra Kerrigan, e após matar uns Hydralisks de um jeito fodão, ele tenta atacar Kerrigan e consegue cortar uma asa dela. Eles conversam um pouco, e ele some. Ela ri, enquanto uma nova asa cresce no lugar. Sensacional.
O segundo vídeo é um sonho do Raynor, onde ele imagina o que aconteceu com Kerrigan na missão láááá no StarCraft I quando ela é abandonada pelo Mengsk. Ou seja, ela ainda é humana! Uou! E além disso, é mó gostosa! Ela tá sozinha, fugindo dos Zerg. Ela usa o rifle dela para matar vários Zerglings e Hydralisks, mas quando ela descobre que vai ser abandonada, ela desiste. Acaba a munição da arma e ela deixa cair no chão, enquanto vemos um enxame de Zerg cercar ela. WTF man!
O terceiro e último é o fechamento da campanha, se você não curte spoiler PARE DE LER AGORA. Raynor e Tychus lideram um grupo de Marines para dentro de uma colméia Zerg para procurar Kerrigan, agora humana novamente. Raynor vai pegar ela e Tychus se revela, falando que fez um trato com Mengsk pra matar a Kerrigan. Raynor, que ainda gosta dela, mata Tychus e sai da colméia, carregando ela nos braços. Ele sai andando sozinho no meio do campo de batalha destroçado.
Quem parou de ler ali PODE VOLTAR A LER AGORA. Todos os vídeos que eu comentei são muito bons, é muito difícil escolher um ou outro, maaaaaas dessa vez WarCraft leva o ponto. Os vídeos do WarCraft III são GENIAIS, são tão bons que a Blizzard até lançou eles em DVD, e vendeu pra caralho! São bem-feitos, bem escritos e bem dirigidos. Os do StarCraft II são muito bons também, mas são mais focados em história e assim perdem pontos de fodância pros do WarCraft, que também misturam ação pra cassete e destruição épica. Aposto que os vídeos das expansões do StarCraft II vão ser melhores, mas até lá...
StarCraft 2 x 1 WarCraft
E por último:
4 - Multiplayer
Isso vai ser impossível. Os dois tem multiplayers viciantes e divertidos como poucos jogos que já joguei. A Blizzard dá uma liberdade incrível pros jogadores em seus 'create-a-map', deixando pessoas criarem jogos totalmente novos com base nos originais. Assim, temos obras-primas como EVOLVES e CRASH no StarCraft, e DEFENSE OF THE ANCIENTS pro WarCraft, além de inúmeros mods zoando filmes e séries, com personagens do jogo. Já que os dois são tão fodas e divertidos, e vão continuar sendo fodas e divertidos, decidi dar empate no último ítem. =D
StarCraft 3 x 2 WarCraft
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Po, até que não foi tão discrepante assim. Eu prefiro StarCraft, mas WarCraft também é um jogo genial e eu sugiro a todos que curtem jogos de estratégia que parem de ler isso e vão comprar e jogar AGORA. Especialmente StarCraft II, que aí a gente joga online. =D
Então, o que acham dos meus pontos? Você daria seus pontos pra quem? Quem venceria seu duelo? Let me know!
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