Saturday, August 14, 2010

StarCraft

Então, comprei StarCraft 2 nos EUA. Ganhei o StarCraft original quando tinha 8 anos, e mudou minha vida. Efetivamente foi o jogo que me viciou em jogos de estratégia em geral, e também foi o primeiro que eu tinha visto que tinha três raças totalmente diferentes, com estilos de jogo, construções e unidades diferentes. Na mesma época eu jogava Age of Empires II, que apesar de ser um jogo incrível, não oferecia esse nível de diversidade.


Nessas últimas semanas eu venho jogando StarCraft II como um louco. Até meu Wii novo está na sala, sem receber atenção de seu mestre por que StarCraft o roubou. Não preciso nem falar que eu adorei o jogo. A campanha é incrível, te deixa usar as unidades dos Terran do StarCraft original E as novas, o que é algo muito legal. Eu achava que Firebats nunca iam aparecer mais, ver eles no II foi uma surpresa muito agradável. Medics, Goliaths e Science Vessels também aparecem. A história da campanha é muito boa, começando quatro anos após os eventos do Brood War. Jim Raynor fundou sua própria revolução contra o Domínio e seu líder corrupto, o Imperador Arcturus Mengsk. Enquanto isso, os Protoss tentam reconstruir sua civilização e Sarah Kerrigan, a Queen of Blades, está estranhamente quieta, e os enxames dos Zerg estão concentrados no planeta vulcânico de Char.

Mas eu não estou aqui pra escrever sobre StarCraft II. Como homenagem à essa série de jogos, eu queria botar aqui um texto que vinha no manual americano do StarCraft original, falando sobre a história dos Terrans, como eles surgiram num local tão longe da Terra e como chegaram no ponto que estão no início da campanha do StarCraft. Não sei se esse texto (ou se alguma versão dela) apareceu nas versões brasileiras ou não, mas por via das dúvidas eu vou postar aqui, tudo traduzido bonitinho. Lembrando que não fui eu que escrevi isso, estou apenas traduzindo.


StarCraft

História dos Terrans


O Declínio da Civilização Ocidental

Durante o século 20, tecnologia e cultura no mundo avançaram rapidamente, mas esses avanços iam ser superados pelos pulos descontrolados que seguiriam. Até o final do século 21, a humanidade tinha visto mudanças drásticas e impensáveis no mundo. Tecnologias novas radicais estavam surgindo cada vez mais, oferecendo acesso a computadores avançados e bancos de informação até nos países mais pobres da Terra. Após a erradicação do Comunismo nos Estados do Leste, armas nucleares rapidamente ficaram possíveis de adquirir. A estrutura de poder internacional, uma vez definida principalmente pela aquisição de capital e superioridade militar, foi destruída quando países de terceiro mundo surgiram e desafiaram o poder econômico e militar dos super-poderes.

Enquanto as ciências manipulativas de cibernética, clonagem e combinação genética apareciam cada vez mais no fórum público, humanistas militantes e grupos religiosos radicais desafiaram os direitos das corporações privadas que lucravam de experimentação genética. Milhares de pessoas estavam sendo 'melhoradas' com implantes cibernéticos, enquanto outras começaram a apresentar mutações físicas, como audição e visão mais sensíveis e telepatia avançada. Essas mudanças dramáticas no DNA humano criou pânico nas facções humanistas.

A tecnologia continuou a evoluir e se espalhar, e a população mundial explodiu. Até o final do século 20, tinham 6 bilhões de pessoas na Terra. Em menos de 300 anos, a população tinha crescido até uns estimados 23 bilhões. Poluição, falta de recursos naturais e combustíveis aumentaram o caos enquanto líderes mundiais procuravam formas de controlar o crescimento das populações de suas nações. A opinião pública era de que a humanidade estava a caminho de uma catástrofe inevitável enquanto sobrepopulação e alteração genética se espalharam pelo mundo.

Enquanto isso, tensões aumentavam perante o uso e capitalização de cibernéticos e mutações genéticas, fazendo muitos sistemas econômicos internacionais entrar em colapso e sumirem. Atos terríveis de terrorismo e violência começaram a surgir entre o setor corporativo e as facções humanistas, resultando em ações policiais duríssimas em todo o mundo. A cobertura irresponsável da mídia dessas ações policiais apenas aumentou o caos civil nos países. Finalmente, o equilíbrio frágil de poder mundial explodiu e virou pandemônio internacional.

A Nova Ordem

No dia 22 de Novembro de 2229, a Liga dos Poderes Unidos foi fundada. A LPU seria a última incarnação da visão de uma humanidade unificada da ONU, que já não tinha mais poder. Essa nova ordem dominava perto de 93% da população mundial, falhando apenas em trazer ordem para alguns países voláteis na América do Sul. A LPU foi fundada com base em 'socialismo iluminado', mas muitas vezes contava em ações policiais fascistas para manter a ordem pública. Com seu controle durando quase 80 anos, a LPU começou a criar uma agenda rígida que unificaria as várias culturas da humanidade, para sempre. Trabalharam duro para erradicar os últimos vestígios de separatismo racial, e baniram muitas das religiões mais antigas do mundo. O inglês foi designado como língua comum do planeta, tomando o lugar de línguas antigas, que foram subsequentemente banidas em seus países de origem.

Mesmo tendo banido religiões, a LPU tinha uma idéia quasi-religiosa da 'divinidade da humanidade'. Esse dogma tinha como objetivo a destruição imediata de todos os prostéticos e mutações não-vitais nas populações do mundo. Cientistas fanáticos da LPU argumentavam que alteração genética, cibertecnologia e o uso de drogas psicoativas todas levavam ao declínio da espécie humana. Os líderes da LPU criaram um plano que asseguraria o futuro da humanidade, um futuro sem a corrupção de tecnologias radicais.

A Grande Purificação

Assim como as Inquisições sangrentas de devastaram a Europa 800 anos antes, a LPU colocou em ação uma das agendas mais horríveis concebidas pela humanidade: o Projeto Purificação. Essa cruzada genocidal foi a solução final do governo no tema de limpar a humanidade de suas facetas mais degenerativas. Tropas da LPU invadiram todos os países na Terra, juntando dissidentes, hackers, sintéticos, os cibernéticos, os piratas tecnológicos, e criminosos de todos os tipos. Essa limpeza mundial resultou na morte de quase 400,000,000 pessoas. A mídia mundial, agora sendo rigidamente controlada pela LPU, deixou as populações mundiais ignorantes da escala da violência que estava sendo cometida.

Apesar de seus atos nojentos, a LPU foi bem-sucedida em avançando muitas tecnologias de base. Campos de pesquisa que estavam dormentes há décadas foram novamente 'acordadas' pela LPU. Os programas de exploração espacial do século 20, abandonadas pelos governos americanos e russos, devido à falta de fundos e sabotagem política, viraram a base de uma nova era de exploração para a humanidade. A junção de hibernação criogênica com tecnologia de motor-warp resultou na habilidade de viajar pelas estrelas. Dentro de 40 anos a LPU fundou colônias na Lua e em vários outros planetas do sistema solar.

Durante esse período, um jovem e brilhante cientista chamado Doran Routhe fez planos para consolidar seu poder dentro da LPU. Sem estar envolvido nas vulgaridades do Projeto Purificação, routhe estava obcecado em fundar colônias nos mundos encontrados além do setor terráqueo. Routhe estava convencido que o descobrimento de novos minérios e combustíveis nos novos mundos fariam dele um dos homens mais poderosos do planeta. Usando suas conecções políticas e fortuna pessoal, Routhe juntou milhares de prisioneiros da LPU para serem ratinhos de laboratório para seus planos secretos.

Os prisioneiros, que seriam executados em massa pelo Projeto Purificação, foram transportados para os laboratórios privados de Routhe, que planejava mandar os prisioneiros para colonizar os mundos novos. Ele fez suas equipes científicas preparar quase 56,000 pessoas para hibernação criogênica extendida. Catalogando as várias mutações e alterações cibernéticas dos prisioneirios, Routhe colocou os dados dentro de um supercomputador revolucionário. Esse Sistema de Análise Logístico Artificial Tele-empático (ATLAS) processou os dados genéticos e pôde prever quais prisioneiros iriam sobreviver a viagem. Os 40,000 escolhidos foram colocados em quatro supernaves robóticas. Enquanto os prisioneiros foram preparados para seu 'sono frio' criogênico, as naves foram carregadas com suprimentos, alimento e hardware suficiente para os auxiliar quando eles chegassem em seus destinos. Um computador de navegação foi então programado no ATLAS, com as coordenadas do planeta Gantris VI, pouco além do sistema solar. Tudo estavam em perfeita preparação, mas nem mesmo Routhe poderia imaginar que os prisioneiros seriam lançados para sua quase certa morte no limite galáctico.


Então, gente, esse é apenas o começo. Decidi não postar tudo de uma vez só por que não sei quantas pessoas estariam interessadas em ler um texto desses, mas se o interese estiver aí eu posto as outras duas partes. E depois, quem sabe, também existem as histórias dos Zerg e Protoss pra postar. =D





2 comments:

  1. Tambem mudo minha vida. Altos niveis de diversao com starcraft. A começar pelas altas aulas matadas pra jogar na informatica da escola auhauhauha NO TERCEIRO ANO!
    auhauhauhuah XD
    e esse jogo merece mais, ainda nao joguei o 2, só esperar negada fazer os mapa e a gente cai dentro, melhor jogo multiplayer ever! é nóis :D

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  2. Nao mudou minha vida porque a maiorias do jogos que eu joguei foram de consoles como Master System, Nes, o fodastico Playstation one e o Play2.
    Por isso nao sou tao viciado quanto voces, porem gostaria de ler mais sobre a historia do jogo... xD

    O pouco que joguei do StarCraft eu achei foda, aqueles mods la na informática (no terceiro ano como ja dito por caio).

    Ja tenho o StarCraft2, porem nao tive tempo ai de instalar.... FFUuuuuuuu.... Porem quando estiver eu aviso para jogar multiplayer!!!

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